O presente trabalho de campo é a última pesquisa realizada pelo grupo de
alunos do Curso de Pós-Graduação Latu
Sensu “O Ensino da Geografia e da História Saberes e Fazeres na Contemporaneidade”
oferecido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.
Os alunos, juntamente com a Profa. Dra. Ligia Goulart e o Prof. Capitão
Bruscato do Colégio Militar de Porto Alegre se reuniram na rótula, localizada
atrás do Instituto de Educação Flores da Cunha, para aguardar a chegada do
ônibus da RPM Turismo que conduzirá a turma até o referido Observatório.
A saída ocorreu, às 18h20min em direção ao Observatório Astronômico Didático,
localizado no Bairro Santa Tereza, em Porto Alegre, RS. No percurso, o ônibus
seguiu pelas Avenidas Protásio Alves,
Ramiro Barcelos, Ipiranga, Avenida Érico Veríssimo, José de Alencar, quando
seguiu em direção à Av. Correa Lima. Passamos em frente ao C.P.O.R.-Batalhão de
Polícia do Exército e chegamos na Av. Cleveland. Entramos no 1º DL Gal Tito
Fragoso - 1º Divisão de Levantamento e Produção Cartográfica.
Chegando ao Observatório, o Professor Capitão Bruscato, reuniu os alunos
e explicou à turma, como foi construído o Observatório Capitão Parobé. “O
importante é divulgar a ciência, pesquisa científica, e a formação da
Astronomia”, disse o Capitão Bruscato. O iniciador deste trabalho foi o Tenente
Luiz Carlos Gomes. Ele teve a idéia de trabalhar em um clube de Astronomia em
2010, sendo o fundador deste, no Colégio Militar de Porto Alegre. Como diretor
da escola e Astrofísico, criou um Observatório de Astronomia em 2010, que foi
concluído em 2011. Tentou instalar um telescópio robótico em cinco escolas do
Estado, porém, não conseguiu. Instalou Telescópios em Porto Alegre, Rio de
Janeiro, Minas Gerais, Belo Horizonte e outro na UFRGS. Estes telescópios foram
doados por uma organização denominada VITAE.
“Instalaram uma fibra ótica e recebemos autorização para nos conectar com
a UFRGS”, disse o Capitão e Professor Bruscato, com o objetivo de observar e
iniciar o aluno na pesquisa para o Ensino Médio, focalizando habilidades,
competências e interdisciplinaridades. A escola precisa de um “despertar para o
estudo”, ferramentas didáticas, aglutinar diversas áreas, fazer interdisciplinaridade,
trabalhar em conjunto, Física, Matemática e Geografia. Hoje, sexta-feira, dia 7
de dezembro, o céu de Porto Alegre estava encoberto e por esta razão, não foi
possível visualizar o sistema solar. O professor Tenente Vitor e o e o
Professor Capitão Bruscato (professores de Física), explicaram aos alunos da
Pós-Graduação da UFRGS, o funcionamento do Sistema Solar, mencionou que o
melhor horário para se observar o céu é à noite. Segundo o Professor Bruscato,
o uso do binóculo é um recurso didático que pode ser utilizado. Comentou sobre
o alinhamento da Terra, a inclinação do eixo, as temperaturas e a luz solar que
são norteadas pelo eixo da Terra. Ainda comentou sobre o equinócio, onde os
habitantes recebem mais luz nos dois hemisférios, explicou o movimento de
translação (a Terra gira ao redor do sol) e rotação (a Terra gira em volta de
si mesma), disse que a lua gira em torno dela mesma e em torno da Terra. Outro
comentário feito pelo Professor Capitão Bruscato é o fato de que, quando ocorre
eclipse, a lua faz sombra na terra.
Conforme pesquisas recentes publicadas nos meios de Comunicação Social, astrônomos
encontraram um planeta fora do Sistema Solar, situado mais perto da terra. E,
ainda, o observatório inglês (ESO) encontrou um planeta parecido com a Terra
“na órbita de uma estrela do Sistema Alpha Centauri, o mais adjacente ao
Sistema Solar, a “somente” quatro anos-luz de distância” (Jornal O Sul, p. 4,
23/10/2012) – Caderno Reportagem – O Sul.
Este planeta está bem próximo de nós. Segundo pesquisadores (astrônomos),
tem massa parecida com o nosso planeta terra; mas a órbita é semelhante a do
planeta mercúrio. Para os cientistas, ele está fora da “zona habitável”, não há
possibilidade de vida neste local, pois a temperatura, é em torno de 1,2 mil
graus Celsius. A estrela que se encontra mais perto do Sol é a Proxima Centauri,
sendo parte de três estrelas incluindo as que possuem maior representatividade,
ou seja, a Alpha Centauri A e Alpha Centauri B. Este novo planeta foi
localizado próximo de Alpha Centauri B, captados pelos equipamentos do ESO em La Silla, no Chile.
Imagem mostra que o Sol (Sun) está realmente "perto" do Sistema Alpha Centauri. Jornal O Sul de 23/10/2012. |
Estudos comprovam que, os cientistas tem esperanças de encontrar um
planeta semelhante à Terra. Estudiosos descobrem que a Lua, pode ter sua origem,
após choque de um corpo celeste com a Terra em estado primitivo. A Revista
Nature, divulgou nota sobre isótopos de zinco, material que foi encontrado em
pedras vulcânicas lunares com a mesma composição do Zinco encontrado na Terra e
no Planeta Marte. Os isótopos lunares são densos e formaram-se através de
vapores. O zinco, como mineral, faz parte da História na formação dos planetas.
Cientistas acreditam que as explosões liberaram grande quantidade de energia,
dissolvendo parte do material “corpo celeste”. Encontraram material de silicato
entrando em contato com a órbita, somados a outras substâncias vaporizadas que
deram origem à lua.
Corpo Celeste teria se chocado contra a Terra. |
Em “pesquisas recentes pela “NASA” responsável
pela missão em Marte, através do Robô Curiosity”, encontra rocha mineral
vulcânica parecida com as da Terra, também, encontrada em Marte. A pedra é formada
em sua composição: sódio e potássio, que recebe o nome do Engenheiro da Agência
Espacial Americana, Jake Mtijevic. Este tipo de rocha, foi encontrada na Terra,
“em ilhas oceânicas como os Açores, (Portugal) e o Havai (Estados Unidos)”. Jornal
O Sul, p. 4, 23/10/2012.
Curiosity encontra Rocha em Marte comum em ilhas da Terra. |
NASA divulga asteróides de Júpiter
Os asteróides troianos de Júpiter foram descobertos em 1906, pelo
cientista e astrônomo Max Wolf, sua origem é desconhecida, pois estão
circulando ao redor do Sol, na órbita do planeta Júpiter. Conforme dados da “agência
espacial americana”, os asteróides se dividem em dois grupos: “um antecede
Júpiter e o outro segue o planeta em sua órbita”. Os cientistas encontraram
nestes asteróides, uma coloração escura, avermelhada e sua superfície fosca.
NASA revela dados sobre asteróide de Júpiter. |
PROPOSTA PEDAGÓGICA
Fazer um estudo sobre a Geografia Física da Terra com base no texto
distribuído em sala de aula, para desenvolver habilidades e competências.
2) Desenhe o Sistema Solar e escreva o nome dos
planetas que fazem parte dele. (Pesquisa).
3) Dissertar: O
movimento de Rotação e Translação da Terra.
4) Faça um comentário sobre a Lua.
5) Quais os dois
principais movimentos da Terra?
6) Faça o desenho do globo Terrestre, indique o
Meridiano e os paralelos mais importantes e escreva o nome deles.
7) Escreva sobre
a Rosa dos Ventos.
8) Montar uma maquete para demonstrar o movimento de
Translação e Rotação da Terra.
Material
utilizado: Placa de isopor, bolinhas de isopor, tinta têmpera nas cores azul,
amarela e preta.
BIBLIOGRAFIA
Jornal O Sul – Caderno
Reportagem – O Sul, p. 4, Porto Alegre, RS, terça-feira, 23/10/2012.
PASSOS, Lucina; FONSECA, Albani;
CHAVES, Marta; MARTINS, Andrea. Aprender
com Alegria. Livro Integrado, 4ª série. Ed. Scipione, PNLD, código: 4947-6,
Tipo: M.