sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

VISITA AO OBSERVATÓRIO ASTRONÔMICO DIDÁTICO CAPITÃO PAROBÉ – COLÉGIO MILITAR DE PORTO ALEGRE – RS

O presente trabalho de campo é a última pesquisa realizada pelo grupo de alunos do Curso de Pós-Graduação Latu Sensu “O Ensino da Geografia e da História Saberes e Fazeres na Contemporaneidade” oferecido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.
Os alunos, juntamente com a Profa. Dra. Ligia Goulart e o Prof. Capitão Bruscato do Colégio Militar de Porto Alegre se reuniram na rótula, localizada atrás do Instituto de Educação Flores da Cunha, para aguardar a chegada do ônibus da RPM Turismo que conduzirá a turma até o referido Observatório.
A saída ocorreu, às 18h20min em direção ao Observatório Astronômico Didático, localizado no Bairro Santa Tereza, em Porto Alegre, RS. No percurso, o ônibus seguiu pelas Avenidas  Protásio Alves, Ramiro Barcelos, Ipiranga, Avenida Érico Veríssimo, José de Alencar, quando seguiu em direção à Av. Correa Lima. Passamos em frente ao C.P.O.R.-Batalhão de Polícia do Exército e chegamos na Av. Cleveland. Entramos no 1º DL Gal Tito Fragoso - 1º Divisão de Levantamento e Produção Cartográfica.
Chegando ao Observatório, o Professor Capitão Bruscato, reuniu os alunos e explicou à turma, como foi construído o Observatório Capitão Parobé. “O importante é divulgar a ciência, pesquisa científica, e a formação da Astronomia”, disse o Capitão Bruscato. O iniciador deste trabalho foi o Tenente Luiz Carlos Gomes. Ele teve a idéia de trabalhar em um clube de Astronomia em 2010, sendo o fundador deste, no Colégio Militar de Porto Alegre. Como diretor da escola e Astrofísico, criou um Observatório de Astronomia em 2010, que foi concluído em 2011. Tentou instalar um telescópio robótico em cinco escolas do Estado, porém, não conseguiu. Instalou Telescópios em Porto Alegre, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Belo Horizonte e outro na UFRGS. Estes telescópios foram doados por uma organização denominada VITAE.
“Instalaram uma fibra ótica e recebemos autorização para nos conectar com a UFRGS”, disse o Capitão e Professor Bruscato, com o objetivo de observar e iniciar o aluno na pesquisa para o Ensino Médio, focalizando habilidades, competências e interdisciplinaridades. A escola precisa de um “despertar para o estudo”, ferramentas didáticas, aglutinar diversas áreas, fazer interdisciplinaridade, trabalhar em conjunto, Física, Matemática e Geografia. Hoje, sexta-feira, dia 7 de dezembro, o céu de Porto Alegre estava encoberto e por esta razão, não foi possível visualizar o sistema solar. O professor Tenente Vitor e o e o Professor Capitão Bruscato (professores de Física), explicaram aos alunos da Pós-Graduação da UFRGS, o funcionamento do Sistema Solar, mencionou que o melhor horário para se observar o céu é à noite. Segundo o Professor Bruscato, o uso do binóculo é um recurso didático que pode ser utilizado. Comentou sobre o alinhamento da Terra, a inclinação do eixo, as temperaturas e a luz solar que são norteadas pelo eixo da Terra. Ainda comentou sobre o equinócio, onde os habitantes recebem mais luz nos dois hemisférios, explicou o movimento de translação (a Terra gira ao redor do sol) e rotação (a Terra gira em volta de si mesma), disse que a lua gira em torno dela mesma e em torno da Terra. Outro comentário feito pelo Professor Capitão Bruscato é o fato de que, quando ocorre eclipse, a lua faz sombra na terra.
Conforme pesquisas recentes publicadas nos meios de Comunicação Social, astrônomos encontraram um planeta fora do Sistema Solar, situado mais perto da terra. E, ainda, o observatório inglês (ESO) encontrou um planeta parecido com a Terra “na órbita de uma estrela do Sistema Alpha Centauri, o mais adjacente ao Sistema Solar, a “somente” quatro anos-luz de distância” (Jornal O Sul, p. 4, 23/10/2012) – Caderno Reportagem – O Sul.
Este planeta está bem próximo de nós. Segundo pesquisadores (astrônomos), tem massa parecida com o nosso planeta terra; mas a órbita é semelhante a do planeta mercúrio. Para os cientistas, ele está fora da “zona habitável”, não há possibilidade de vida neste local, pois a temperatura, é em torno de 1,2 mil graus Celsius. A estrela que se encontra mais perto do Sol é a Proxima Centauri, sendo parte de três estrelas incluindo as que possuem maior representatividade, ou seja, a Alpha Centauri A e Alpha Centauri B. Este novo planeta foi localizado próximo de Alpha Centauri B, captados pelos equipamentos do ESO em La Silla, no Chile.

Imagem mostra que o Sol (Sun) está realmente "perto" do Sistema Alpha Centauri. Jornal O Sul de 23/10/2012.


 Estudos comprovam que, os cientistas tem esperanças de encontrar um planeta semelhante à Terra. Estudiosos descobrem que a Lua, pode ter sua origem, após choque de um corpo celeste com a Terra em estado primitivo. A Revista Nature, divulgou nota sobre isótopos de zinco, material que foi encontrado em pedras vulcânicas lunares com a mesma composição do Zinco encontrado na Terra e no Planeta Marte. Os isótopos lunares são densos e formaram-se através de vapores. O zinco, como mineral, faz parte da História na formação dos planetas. Cientistas acreditam que as explosões liberaram grande quantidade de energia, dissolvendo parte do material “corpo celeste”. Encontraram material de silicato entrando em contato com a órbita, somados a outras substâncias vaporizadas que deram origem à lua.

Corpo Celeste teria se chocado contra a Terra.

Em “pesquisas recentes pela “NASA” responsável pela missão em Marte, através do Robô Curiosity”, encontra rocha mineral vulcânica parecida com as da Terra, também, encontrada em Marte. A pedra é formada em sua composição: sódio e potássio, que recebe o nome do Engenheiro da Agência Espacial Americana, Jake Mtijevic. Este tipo de rocha, foi encontrada na Terra, “em ilhas oceânicas como os Açores, (Portugal) e o Havai (Estados Unidos)”. Jornal O Sul, p. 4, 23/10/2012. 

Curiosity encontra Rocha em Marte comum em ilhas da Terra.
NASA divulga asteróides de Júpiter

Os asteróides troianos de Júpiter foram descobertos em 1906, pelo cientista e astrônomo Max Wolf, sua origem é desconhecida, pois estão circulando ao redor do Sol, na órbita do planeta Júpiter. Conforme dados da “agência espacial americana”, os asteróides se dividem em dois grupos: “um antecede Júpiter e o outro segue o planeta em sua órbita”. Os cientistas encontraram nestes asteróides, uma coloração escura, avermelhada e sua superfície fosca.

NASA revela dados sobre asteróide de Júpiter.


PROPOSTA PEDAGÓGICA

Fazer um estudo sobre a Geografia Física da Terra com base no texto distribuído em sala de aula, para desenvolver habilidades e competências.

1) Você sabe por que a Lua fica iluminada?

2) Desenhe o Sistema Solar e escreva o nome dos planetas que fazem parte dele. (Pesquisa).

3) Dissertar: O movimento de Rotação e Translação da Terra.

4) Faça um comentário sobre a Lua.

5) Quais os dois principais movimentos da Terra?

6) Faça o desenho do globo Terrestre, indique o Meridiano e os paralelos mais importantes e escreva o nome deles.

7) Escreva sobre a Rosa dos Ventos.

8) Montar uma maquete para demonstrar o movimento de Translação e Rotação da Terra.

Material utilizado: Placa de isopor, bolinhas de isopor, tinta têmpera nas cores azul, amarela e preta.

BIBLIOGRAFIA

Jornal O SulCaderno Reportagem – O Sul, p. 4, Porto Alegre, RS, terça-feira, 23/10/2012.

PASSOS, Lucina; FONSECA, Albani; CHAVES, Marta; MARTINS, Andrea. Aprender com Alegria. Livro Integrado, 4ª série. Ed. Scipione, PNLD, código: 4947-6, Tipo: M.

FOTOS SOBRE A VISITA AO OSERVATÓRIO ASTRONÔMICO DIDÁTICO CAPITÃO PAROBÉ – COLÉGIO MILITAR DE PORTO ALEGRE – RS


Vista panorâmica do Observatório.


Entrada do observatório.

Entrada do observatório e alunos do Curso.
Espaço pedagógico.


Espaço pedagógico.

Espaço pedagógico e alunos do Curso.

Movimento de Rotação e Translação da Terra (Professor de Física Tenente Vitor).
Orientação sobre o Eixo da Terra (Professor de Física Capitão Bruskato).
Telescópio.
Sistema Solar.
Movimentos de rotação e translação da Terra.
Movimento de rotação e translação da Terra.
Superfície da Terra.
Meridianos.
Paralelos.